A Múmia

SINOPSE: Ao encontrarem uma pirâmide no Egito, em 1921, arqueólogos descobrem a múmia de Im-ho-tep, um sacerdote egípcio que foi enterrado vivo por querer ressuscitar a princesa Ankh-es-en-amon, seu amor secreto. Sem saber, um dos arqueólogos lê um encanto que traz a múmia de volta à vida e essa foge dos homens e sai à procura da reincarnação de sua amada. Apreensivos com o fato, os estudiosos e moradores da pequena cidade no Cairo começam a desconfiar da presença insone de um forasteiro chamado Ardath Bey.

Título: A Múmia (The Mummy)
Ano: 1932
Elenco: Boris Karloff (Im-ho-tep/Ardath Bey), Zita Johann (Helen/Ankh-es-en-amon), David Manners (Frank), Arthur Byron (Joseph), Edward Van Sloan (Dr. Muller)
Diretor: Karl Freund.


Inspirado na abertura da tumba de Tutancâmon em 1922 e na Maldição do Faraó, o produtor Carl Laemmle Jr. contratou John L. Balderston para escrever um roteiro. Isso porque este tinha o conhecimento de um conto chamado "Cagliostro", sobre um mágico que vive há 3000 anos apenas injetando nitratos.


A Maldição do Faraó

Reza a lenda que todo aquele que perturbar a múmia de um faraó sofrerá uma maldição. Verdade ou não, muitas pessoas que o fizeram foram prejudicadas de alguma forma. Embora histórias de maldições egipcias datem de até mesmo o século 17, estas se multiplicaram após a abertura da tumba de Tutancâmon em 1922, onde os membros da equipe que a encontrou começaram a morrer após seis semanas.


Até onde se sabe, as maldições encontradas em algumas tumbas egipcias se dirigiam mais aos sacerdotes que as protegiam, e não a qualquer outra pessoa. Mesmo assim, as inscrições nas pirâmides de Sakkara, pertencentes à era do Antigo Reinado, são alarmantes. Veja algumas:

Tumba de Ankhtifi - "A qualquer mandante que possa vir a fazer mal a este caixão... que Hemen não aceite nenhum bem que ele ofereça... e que seus herdeiros não herdem".

Tumba de Khentika Ikhekhi - "A todo homem que adentre esta tumba minha... impuro... haverá julgamento... e um fim será dado à ele... Eu serrarei seu pescoço como uma ave... Eu colocarei o medo de minha pessoa dentro dele".

Uma outra maldição adverte: "Amaldiçoados sejam aqueles que perturbem o descanso de um faraó. Aquele que quebrar o selo desta tumba deverá encontrar a morte através de uma doença que nenhum médico será capaz de diagnosticar".


Opinião: Boris Karloff, the Uncanny. Isso já diz tudo! ótimo filme para quem não suporta atores paspalhos e tramas idiotas de hoje.
NOTA: 10.

Curiosidades:

- A maquiagem para a primeira aparição da múmia levava algodão, colódio, goma (para o rosto), argila (para o cabelo) e bandagens de linho tratadas com ácido e queimadas em um forno (para o corpo);
- A maquiagem da múmia começou às 11h e terminou as 19h, fazendo com que Karloff tivesse de ficar filmando suas cenas até as 2h do dia seguinte;
- Karloff relatou que a retirada da maquiagem era muito dolorida e a classificou como "a empreitada mais dura que já enfrentei";
- Uma cena que mostraria as várias vidas de Ankh-es-en-amon durante os séculos foi cortada do filme e acabou sendo perdida. Partes do flashback existem, mas a cena inteira ainda está perdida;
- Desde 1940, muitos pseudo-remakes foram feitos. Oficialmente, nenhum deles é uma sequência ou remake, mesmo "A Múmia" de 1999;
- Lançamento: 22 de dezembro de 1922.


Boris Karloff (Im-ho-tep/Ardath Bey)
Zita Johann (Helen/Ankh-es-en-amon)


Da esquerda para a direita: David Manners (Frank), Arthur Byron (Joseph), Edward Van Sloan (Dr. Muller)


A Múmia (trailer)


 
DOWNLOAD:
Formato: DvdRip
áudio: inglês
Legenda: português/embutida
Megaupload (RMVB - 261Mb)
PARTE ÚNICA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...